Amigos, leitores. Existe uma série de procedimentos e configurações bem simples, que você mesmo pode fazer no seu PC. No entanto, muitos usuários de tecnologia não sabem como resolver esses pequenos “problemas” e acabam pedindo a ajuda dos técnicos – seja no trabalho ou daquele primo que “mexe com computador”. Por isso, neste post vou dar algumas dicas de como fazer essas configurações.

Configurar teclado – Teclas Ç e assentuação
Quem já não passou pela situação de, ao digitar algo, visualizar outra informação na tela? Isso acontece por causa de uma configuração de teclado. A grande maioria dos teclados segue o padrão ABNT-2, que possui “ç”, por exemplo. Vejamos como alterar a configuração do teclado, para evitar esse tipo de problema (passos para o Windows 2000, XP e Vista).


1 – Clique em Iniciar (start) e em Configurações(settings).
2 – Clique em Painel de Controle (Control Panel).
3 – Clique em Opções Regionais e de Idiomas(Regional and Language Options).
4 – Selecione a aba Idiomas (Languages) e clique no botão Detalhes (Details).
5 – Na área Serviços Instalados (Installed Services), você tem a lista de tipos de teclado configurados no seu PC. Se houver mais de um, você deve deixar apenas o padrão ideal para seu teclado. Se ele tiver cedilha, use ABNT 2. Caso contrário, faça a opção Estados Unidos (Internacional).

Remover configuração de teclado
1 – Para remover, selecione a configuração e clique em Remover (Remove).
2 – Caso a configuração que você está tentando remover seja a que está em uso, você precisa antes trocar para outra versão. Se ela já estiver instalada, basta fazer a alteração no campo Idioma de Entrada Padrão (Default Input Language). Altere e clique em Aplicar (Apply).
3 – Caso não tenha outra opção instalada, clique no botão Adicionar (Add).
4 – Selecione o Idioma de entrada em Português (Brasil), pois essa configuração faz o sistema aceitar acentos.
5 – Marque a opção Layout do Teclado/IME (Keyboard layout/IME) e selecione o tipo de configuração compatível com seu teclado. Se for o que você usa ‘+C, procure a opção Estados Unidos (Internacional) .
5 – Para finalizar, clique em Aplicar (Apply) e, em seguida, em Ok.
6 – Se você estiver com algum programa aberto, feche-o e abra novamente para ele assimilar as alterações.

Ajustar imagem do monitor Tamanho da Tela no Monitor
Hoje, o ideal mínimo para navegar tranqüilamente na internet, sem ver barras de rolagem chatas nos sites, é a resolução mínima de 1024×768 pixels. Muitos internautas usam a resolução de 800×600 pixels por possuírem monitores de 15 polegadas, por opção ou por falta de conhecimento. Que tal experimentar agora outras resoluções? (Windows 95,98,2000,XP e Vista)


1 – Clique em Iniciar (start) e, em seguida, emConfigurações (settings).
2 – Clique em Painel de Controle (Control Panel).
3 – Clique em Vídeo.
4 – Abra a aba Configurações (settings).
5 – Verifique o item Qualidade da cor (Color Quality), com o qual você pode ajustar a quantidade de cores exibidas em sua tela. A configuração ideal é de 32 bits — caso seu monitor não suporte essa resolução, mantenha em 16 bits.
6 – Observando a Resolução de Tela (Screen Resolution), você poderá alterar sua resolução, deixando-a maior ou menor de acordo com seu gosto. Para testar, basta selecionar a resolução e clicar em aplicar (Apply).

Dica 1: Não se assuste se a tela demorar para voltar. Isso pode ocorrer se você selecionar uma resolução não suportada por seu monitor. Aguarde cerca de 20 segundos, que o sistema irá voltar para a última resolução válida.
Dica 2: na informação Vídeo, o sistema mostra qual é seu monitor e placa de vídeo. Caso apareça “Monitor padrão” ou “Vídeo Genérico”, o ideal é instalar o driver certo da sua placa de vídeo e de seu monitor — para isso, utilize o CD de instalação que provavelmente foi entregue junto com seu PC quando você o comprou.

Remover programas
Existem dois meios básicos para remover um programa de seu computador. O primeiro, e mais simples, é utilizando a ferramenta que a maioria dos programas contém justamente para removê-los. Para isso:


1 – Clique em Iniciar (start).
2 – Clique em Programas (Programs).
3 – Encontre o programa que deseja remover.
4 – Clique sobre a opção Remover (Uninstall).
5 – Siga os passos apresentados pelo programa.

Alguns programas não possuem acesso à remoção direta. Por isso, é necessário usar o assistente do Windows. Para acessá-lo:

1 – Clique em Iniciar (start) e, em seguida, em Configurações (settings).
2 – Clique em Painel de Controle (Control Panel).
3 – Clique em Adicionar e Remover Programas (Add or Remove Programs).
4 – Selecione na lista o programa e clique em Remover (Remove).

Se você usa o MSN Live Messenger e quer remover o Windows Messenger (versão antiga que fica instalada no PC), faça o seguinte:

1 – Clique em Iniciar (start) e em Configurações (settings).
2 – Clique em Painel de Controle (Control Panel).
3 – Clique em Adicionar e Remover Programas (Add or Remove Programs).
4 – Clique no ícone (do lado esquerdo) Adicionar/Remover componentes do Windows(Add/Remove Windows Components).
5 – Desça a barra de rolagem até o item Windows Messenger, desmarcando-o.
6 – Clique em Avançar (Next).
7 – Aguarde seu sistema processar a remoção e clique em Finalizar (Finish).

Aumentar a memória virtual

É muito provável que você já tenha se deparado com a mensagem “sistema com memória virtual baixa”. Isso acontece quando seus programas em execução consomem toda sua memória RAM e chegam perto do limite da memória virtual. Para resolver o problema, faça o seguinte:


1 – Clique em Iniciar (start) e em Configurações(settings).
2 – Clique em Painel de Controle (Control Panel).
3 – Clique em Sistema (System).
4 – Selecione a aba Avançado (Advanced) e pressione o botão Configurações (Settings) no itemDesempenho (Performance).
5 – Selecione a aba Avançado (Advanced).
6 – No item Memória Virtual (Virtual Memory), clique em Alterar (Change).
7 – Marque a opção Tamanho gerenciado pelo Sistema (System Managed size).
8 – Clique em Ok, em Ok novamente e Ok mais uma vez.

Dica: O uso de memória virtual pode deixar o PC mais lento, pois essa memória (baseada em espaço reservado em seu disco rígido) é mais lenta do que a memória RAM. Se o seu PC está muito lento e apresentando sempre a mensagem de memória virtual baixa, o ideal mesmo é pensar em um upgrade de memória.

Deixe um comentário