Como bloquear apenas algumas partes de um documento no Word 2010

A troca de arquivos é comum na internet, portanto nada melhor do que deixar seus documentos seguros contra edição de terceiros, ainda mais com textos importantes que precisam ser compartilhados.

Porém, você sabia que o próprio Word 2010 possui a opção para restrição de edição, na qual você bloqueia partes específicas do arquivo enviado? Dessa forma, não é preciso enviar tudo para PDF, tarefa que leva tempo e pode não ser tão segura assim.

Confira as etapas detalhadas para bloquear apenas algumas partes de um documento, gerenciando facilmente as informações dos seus arquivos compartilhados com outras pessoas. Assim você pode ficar tranquilo e seguro, com limitações disponíveis apenas para quem você bem entender.

Está tudo na lateral

Ao abrir o Word, você pode visualizar as abas e opções do Ribbon, a barra superior que gerencia todo o processo. Clique em “revisão” e selecione a opção “Restringir edição”.

Clique em restringir edição

Na lateral direita da tela, uma nova barra será aberta. Entre as opções, você encontra restrições de formatação e de edição. Selecione a caixa “Permitir apenas este tipo de edição no documento”.

Visão da barra lateral completa

Mantenha a opção “Sem alteração (Somente leitura)” escolhida. A seguir, percorra o texto e selecione as partes que poderão ser editadas. Elas ficarão em destaque no texto, para que o próximo usuário saiba exatamente o que pode ou não modificar.

Office: como bloquear apenas algumas partes de um documento no Word 2010

Além disso, a lateral do Word também mostrará opções de localização das áreas editáveis, também facilitando a vida de quem receber o arquivo.

Office: como bloquear apenas algumas partes de um documento no Word 2010

Uma vez finalizado o processo, clique em “Sim, Aplicar Proteção” e cadastre uma nova senha de acesso. Quem souber essa senha pode clicar em “Parar Proteção” e retirar todas as edições feitas por você.

Office: como bloquear apenas algumas partes de um documento no Word 2010

Opções extras

Nas restrições de edição, você pode também realizar outras tarefas que ajudam na limitação do conteúdo editado. Selecione a caixa “Permitir apenas este tipo de edição no documento” e escolha a opção “Alterações controladas”.

Office: como bloquear apenas algumas partes de um documento no Word 2010

Nessa opção, tudo que for editado será marcado, o que permite uma visualização melhor do conteúdo modificado.

Já ao escolher a opção “Comentários”, apenas esse tipo de edição será permitido no texto, sem modificar aquilo que você escreveu. Essa é uma opção inteligente para quem precisa mandar conteúdos para as pessoas editarem, porém não quer liberar a modificação diretamente no texto.

Office: como bloquear apenas algumas partes de um documento no Word 2010

Da mesma forma, a opção “Preenchendo formulários” também limita a modificação para apenas esse tipo de edição, feito especialmente para responder questionários e afins.

Office: como bloquear apenas algumas partes de um documento no Word 2010

Portanto, você não precisa de outros programas além do Office para limitar seu texto, que pode ser modificado da forma que você bem entender. Passe tranquilamente o arquivo para os amigos e fique seguro que ninguém vai mudar suas palavras.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s