Muitos têm dúvidas sobre o Excel 2010 ainda mais agora que modificaram os menus, aliais agora são guias. Mas o mais importante é que, agora você vai aprender como fazer com que uma coluna fique classificada em ordem alfabética, tanto decrescente como crescente, ou seja, de (A a Z ou vice-versa).
Aqui vamos usar a opção filtro, uma vez que podemos classificar normalmente clicando com o botão direito e classificar, mas essa dica não se aplica a este tutorial. Com a opção filtros sua planilha fica mais profissional, e ainda poderá usar outras opções.
Elabore uma planilha como mostrada abaixo. Clique na imagem para obter uma boa visualização.
Selecione a primeira linha da planilha onde está escrito, (Nome, Cargo, Salário, Escolaridade e Cidade).
Dica: para ter uma seleção mais fácil no Excel, seja de colunas ou linhas, clique em cima do nome da coluna ou no número da linha, isso se for selecionar até o final, claro.
Feito a seleção clique na Aba Dados e depois em Filtro como mostra na imagem abaixo. Clique na imagem para obter um boa visualização.
Agora clique na seta do filtro Nome e clique em Classificar de A a Z. Como mostra na imagem abaixo.
Obs.: quando muda a ordem alfabética do item Nome o item Cargo muda automaticamente também,
O filtro pode ser usado também quando você quiser tirar algum cargo da lista de cargos, é só desmarcar ele e pronto todos os cargos relacionados com a planilha ficarão oculto. Assim pode fazer também com cidades, depende do que você quiser.
Veja que desmarcamos a opção “programador júnior”, agora a todos as linhas com esta palavra ficaram ocultas. Isso facilita muito o seu trabalho no Excel
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