Excel Avançado – Buscar dados de outras planilhas com caixas de controles Parte 3

Como vimos na outra parte do tutorial Excel Avançado – Buscar dados de outras planilhas com caixas de controles Parte 2  e parte 1 podemos buscar as informações de outras planilhas usando as caixas de controle, então sugiro que veja os outros tutoriais para que possamos continuar com a parte 3.

Vamos buscar as outras informações baseados nas informações de cada cliente, ou seja, você selecionará um cliente e o seu respectivo endereço preencerá automaticamente os campos. Com base na fórumla de deslocamento inserida na célula correspondente o Excel buscará os dados.

Para isso clique na célula que ficará armazenado o campo endereço. Digite a seguinte função:
 

=desloc(

Após digitar a função clique no botão Inserir Função que fica logo ao lado da barra de fórmulas.

inserir-funcao

Vai surgir uma outra janela perguntando de onde vem os argumentos dessa da função. Indique-os.

argumentos-excel

  • Clique no botão para para bucar os dados da planilha clientes, que no nosso caso vamos selecionar agora o título da coluna “Endereço”. Feito isso clique denovo no botão para voltar para tela anterior que é a imgem mostrada acima.
  • Clique na próxima caixa ali será colocado a célula que fará referência quando mudarmos o nome do cliente, então é a célula “C3”.
  • Não vamos mexer com as colunas, então coloque o valor 0.

    Faça o mesmo para os demais campos “Bairro, Cidade, Telefone, Comercial, Celular e UF” sempre clicando no título de cada opção quando for buscar a referência. Agora estão todos vinculados quando mudamos o nome do cliente tudo muda de acordo com seus respectivos dados.

    Faça um teste mudando o nome do cliente e verá que vai mudar os outros dados. Quando escolhemos a linha em branco aparece todos em zero.

    planilha-excel

    Temos como mudar isso veja abaixo.

    Selecione todas as células que contém zero segurando e tecla CTRL+Clique. Agora com todas selecionadas vá Aba “Página Inicial”, “Opção Estilo” clique em “Foramtação Condicional” no menu que aparece aponte para “Realçar Regras das Células” e no submenu clique em “É Igual a…”.

    formatacao-condicional-excel

    Vai aparecer uma janela de configuração de células, clique na caixa ao lado e escolha “Formato Personalizado”. Surgirá esta janela como mostra a imagem.

    formatar-celulas

    Em fonte escolha a cor branca e de Ok na janela. Então configuramos tudos as células que contém zeros ficarem com a fonte branca, assim não vão aparecer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s