Pois é, a gente já apresentou serviço gratuito de disco virtual da Microsoft, o SkyDrive e seus espaçosos 25 GB de capacidade. Agora, vamos ensinar como “subir” um arquivo para ele e, de quebra, “o caminho das pedras” para compartilhá-lo com quem você quiser. Se você nunca teve contato com um disco virtual, não sabe o que está perdendo! Há quem não viva mais sem esse tipo de serviço dada a comodidade de se poder acessar, a partir de qualquer computador conectado à internet e de qualquer lugar do planeta, arquivos como documentos, vídeos ou mesmo instaladores de softwares. Bom, chega de conversa e vamos ao trabalho!

Tela inicial do SkyDrive Essa é a cara da página inicial do SkyDrive. Como eu já o utilizo há algum tempo, uma série de pastas e arquivos podem ser vistas. O primeiro passo agora é criar uma pasta para manter tudo organizado.

Criando nova pasta no SkyDrive Passe o mouse sobre o ícone de uma pasta na parte de cima da lista – clicando nele, você criará uma nova pasta.

Adicionando arquivos no SkyDrive Dê um nome para a pasta e clique em Próximo. Essa área tracejada é para onde seus arquivos serão enviados, onde você poderá fazer de duas formas: clicando no link Selecione documentos do computador, em que abrirá uma janela do Windows Explorer ou simplesmente arrastando os arquivos lá para dentro a partir de uma janela já aberta. Embora esteja escrita a palavra “documentos“, dá para “subir” qualquer tipo de arquivo para lá, ok? No final, clique em Continuar.

Compartilhando arquivo pelo SkyDrive Pronto, o arquivo já foi gravado no SkyDrive. Como exemplo, “subimos” uma fotografia digital. Repare que, no canto superior direito, há a opção de Baixar com a Galeria de Fotos. Isso ocorre porque o sistema é capaz de identificar o tipo do arquivo e assim determinar o melhor software da Microsoft para abri-lo. Bacana, né? Bom, agora você vai aprender a compartilhá-lo com seus amigos. Vá para o passo seguinte.

Restringindo acesso ao arquivo compartilhado pelo SkyDrive Na coluna direita, há o item Compartilhamento. Logo abaixo, há opções para enviar esse arquivo para alguém por meio de link. Clique nele para que a tela acima apareça. Caso queira que qualquer um veja o conteúdo da pasta que criou, selecione e copie o segundo link. Você poderá usar o comando Ctrl + C para copiar e Ctrl+V para colar o link onde quiser como em um e-mail ou mesmo à janela do Messenger.

Compartilhando arquivo do SkyDrive via e-mail Mas caso queira que só algumas pessoas possam abrir essa pasta, terá que, antes de copiar o primeiro link da tela anterior, clicar em Editar permissões. Se você mantiver o botão deslizante em Eu, apenas você poderá ver o arquivo. À medida que você deslizar o botão para cima, mais pessoas poderão acessá-lo – daí você também poderá incluir seus contatos do Facebook, caso tenha integrado essa conta com a sua do Windows Live.

Mandando e-mail com link do arquivo do SkyDrive Outra opção é dar essa permissão a um contato por meio do e-mail dele. No campo acima você insere o endereço desejado, caso ele não esteja na sua lista de contatos do Messenger ou não seja Hotmail. Logo acima desse campo, dá para escolher os contatos que forem da sua lista do Messenger.

E é isso, galera. Caso tenham dúvidas, sugestões, críticas e elogios (eba!), façam-nos saber! Deixem seus comentários aqui embaixo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s