Lendo vários sites na internet, cheguei as principais dicas para se sair bem em uma entrevista.
Não é e nunca será uma tarefa fácil. Ainda mais se pensar na concorrência.  Sempre penso que alguém pode (e tenho certeza absoluta que é) melhor que eu. Mas levo minha vida e sigo meus instintos. Assim, já tenho mais de 10 anos de experiencia na mesma empresa, já estudei no exterior, morei em outros países, conheci muitos lugares e filosofias no mundo.

Essa parte é fácil olhar, mas os tombos que levamos, ninguém olha. Mas são eles que nos dão mais força e inteligencia para seguir em frente! Então, não se desanime com as entrevistas que não foram bem sucedida para você, só olhe para frente e corrija os erros.

Em Londres, uma grande empresa de TI me procurou, pediu meu CV e depois ligaram em meu celular, elogiaram meu CV era o que eles estavam procurando, só faltava um quesito. PASSAPORTE, ser brasileiro é ruim pacas em todos os sentidos, pois mesmo com visto me permitindo trabalhar, iria vencer pois estava no final do meu estudo. Tinha apenas mais 5 meses.

Resultado, não ganhei a vaga por isso. (Muito triste fiquei, mas pensei que bom que me procuraram e gostaram de mim.)

Quando voltei para o Brasil, a FAAP e HP me procuraram depois que anunciei meu CV na catho, não fui aprovado na FAAP pois cheguei cru, e disputar vaga com ratos é difícil quando se está 100% agora imagine operando a 40% pois fiquei afastado das plataformas. Mas disso acho que todos lá sabiam que não era o problema, o detalhe foi a inexperiência em Entrevistas e testes. Relaxe amigo. Pense só que se fizer o que sabe já tá muito bom.

1. Esteja arrumado de acordo com o local

Vai procurar emprego em um dos escritórios de design mais chiques do país? Sua entrevista é para uma empresa que customiza shapes para skates? Você não vai usar um moletom e calça larga pra o grande escritório e nem vai aparecer de terno e gravata para a empresa de skatistas! Na maioria das vezes, uma camiseta social e um jeans limpo (e inteiro – nada de jeans rasgado!) servem. São raras as empresas que lidam com design requerir um uniforme, ou ter uma limitação para o que pode e não pode ser usado.

2. Leve seu portfólio, não mande-o

Caso você esteja mirando em uma empresa para trabalhar, na hora de enviar o currículo e portfólio, tente levar eles em versão impressa para o local. Correndo atrás, demonstra que você tem interesse em realmente trabalhar lá. E procure ter um portfólio bem impresso; pode custar um pouco mais, só que você recupera esse dinheiro facilmente no primeiro mês de trabalho.

3. Seja seu portfólio

Defina qual é seu estilo de vida para depois fazer seu portfólio de acordo Já vi muita gente com um portfólio a um estilo gótico ou dark, mas seu estilo pessoal é mais voltado para “o garotinho rico e feliz”. Defina qual é seu estilo de vida para depois fazer seu portfólio de acordo. Na hora de enviar ele em versão impressa, tente incluir os trabalhos que forem relativos ao que você acredita que a empresa faça: eles não vão ter muito interesse em ver suas embalagens de biscoito que você desenhou caso a empresa trabalhe apenas com desenvolvimento de sites.

4. Seja honesto

Na hora da entrevista, seja honesto. Se você não sabe de algo, não minta que sabe. Isso pode se tornar contra você em pouco tempo. O melhor é ser transparente. Claro que você não vai dizer que é masoquista e tem tendências de explodir em raiva por nenhum motivo aparente. A não ser que perguntem isto. Mas quais as chances disto acontecer?

5. Saiba dizer “não”

Por mais que seja seu emprego dos sonhos, caso seu chefe queira já de cara lhe dar muita coisa para fazer, saiba dizer “não consigo fazer tudo isto”. Lembre-se de ser transparente e honesto! Se querem que você faça algum tipo de trabalho que você não sabe ou trabalhe com algum software que você não conhece, fale!

6. Venda-se e não seu portfólio

Não fale só sobre seu portfólio ou como você fez seus trabalhos. A maioria dos chefes querem saber de você como pessoa. Nem sempre os trabalhos de alguém reflete em sua personalidade, mas sim em sua flexibilidade para com o cliente.

7. Preste atenção e faça perguntas

Não entendeu qual a filosofia da empresa? Quer saber se os horários são flexíveis? Não sabe quanto vai ganhar? Pergunte! Mas cuidado para não perguntar algo que responderam anteriormente. Esteja atento para tudo que te falarem.

8. Mostre os melhores 4 ou 6 produtos do seu porfólio

Nada de porfólio com 50 exemplos do que você já fez, por melhor que sejam. Os processos seletivos ocupam o tempo da pessoa que está te entrevistando, e quanto menos enrolação tiver, melhor. Na maioria dos casos, a empresa já sabe se vai contratar você nos primeiros 15 minutos de entrevista, então não precisa enrolar mostrando tudo que você já fez na vida.

9. Não coloque nada que você não tenha amado no seu portfólio

Muita gente coloca um trabalho no seu portfólio, e quando vai mostrar diz “ah, esse não ficou tão legal” ou “esse aqui não deu tempo de finalizar”. Tenha fé em si mesmo e demonstre isso! Se você não puder dizer que gosta do que faz, não diga nada.

10. Conheça a empresa

É sempre bom pesquisar um pouco sobre a empresa antes de ir pra lá. O que ela faz, o que ela fez de importante, os maiores clientes e esse tipo de coisa. Geralmente você encontra essas informações na internet (seja no site da empresa, seja no Google). Assim você terá perguntas para fazer na hora da entrevista, além de demonstrar que você realmente está interessado em trabalhar lá.

11. Conselhos finais

Não chegue atrasado – procure chegar no local com uns 10 minutos de antecedência. No dia antes da entrevista, descubra como chegar lá e faça uma estimativa de quanto tempo irá demorar. É melhor estar adiantado que atrasado. Evite usar gírias e palavrões – isso é auto-explicativo. Deve ser muito ruim escutar de um cara “aí eu fiz essas bagaças loucas pro cliente, que ficou do caralho, tá ligado?”. Desligue seu celular – ou pelo menos deixe ele no vibra-call. Se você estiver esperando uma ligação importantíssima, avise antes à pessoa que vai te entrevistar para que ela esteja ciente disto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s