Como criar sumários facilmente no Word 2010

Fazer Índices e Sumários é muito fácil no Word 2010, apesar de parecer complicado como agente analisa nos livros páginas e páginas de sumários. Lembrando que para livros eles podem usar outro Software que não se relaciona com este tutorial. Os Índices e Sumários podem ser facilmente criados com os recursos de estilos, que são formatações predefinidas que, quando você instala o Word 2010 já vem acompanhado.
 
Vamos fazer um exemplo com algumas páginas contendo os capítulos, títulos e subtítulos. Entre estes que acabamos de mencionar vocês terão que colocar o texto de vocês beleza? Abra o Word 2010 e dê Ctrl + Enter umas 5 vezes, (de acordo com o seu texte, isso é só um exemplo) para criar páginas em branco. Deixe a primeira página em branco nela vamos depois fazer o sumário, e nas páginas seguintes coloque como mostrado abaixo.
Digite na página 2:

Apresentação

Título 1

Subtítulo 1

Subtílulo 2

Digite nas páginas 3, 4 e 5:

Capítulo 1 (mude o capítulo conforme muda a página… 2, 3…)

Título 1

Subtítulo 1

Subtítulo 2

Subtítulo 3

Abora selecione “Apresentação” na segunda página, vá na Faixa de Opções Estilos e clique no estilo título 1. Selecione as palavras Título 1 no Word,  vá na Faixa de opções Estilos clique no estilo título 2. Selecione Subtítulo 1 e Subtítulo 2 no Word, vá na faixa de opções Estilos e clique no estilo título 3. Faça o mesmo para as demais páginas do documento. Como mostra a imagem abaixo.
aplicar-estilos-word2010
Vá para primeira página do documento e clique nela, de modo que o cursor se posicione lá para então criarmos o sumário. Clique na aba Referências e na Faixa de Opções Sumário clique na primeiro botão “Sumário”. Verá que tem três opções: Sumário Automático 1, Sumário Automático 2 e Sumário Manual, escolha uma opção e pronto está criado o sumário.

criando-sumario-word2010

Vamos configurar o sumário agora. Selecione a primeira linha e coloque o Tamanho da Fonte 14 e Estilo Negrito N assim todos os capítulos do sumário ficarão com a fonte alterada. Mude também o título principal, ou seja, o nome do seu trabalho.
Pode também quando alterar algum texto nos capítulos das páginas, atulizar o índice. Poderá atualizar somente o número das páginas ou o índice inteiro, como mostra na imagem abaixo.

atualizar-sumario-word2010

Uma das coisas importante que os Índices e Sumários oferecem são os atalhos, você pode ir para qualqur página, simplesmente clicando no capítulo pressionando a tecla Ctrl.
Qualquer dúvida pergunte comentando abaixo.
Até a próxima.

Um comentário sobre “Como criar sumários facilmente no Word 2010

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s