Serviço de Backup Centralizado

Hoje em dia, com as empresas cada vez mais informatizada, os dados que estão armazenados nos computadores da rede, tem altíssima importância, o valor dessas informações pode ser tão grande, que fica impossível se calcular o custo desses dados.

A perda de dados ou falha no sistema causadas por erro humano, falhas no hardware ou software, um desastre natural como incêndio, ou infelizmente com os dias de hoje, um roubo, são as causas que as empresas cada vez mais se preparam para armazenar esses dados.

Mas independente das possíveis causas, o desenvolvimento de estratégias para o backup de dados e do sistema e, ainda mais importante, para recuperá-los no caso de falhas, é essencial para o sucesso permanente da sua empresa.

Dados e sistemas

Os dados são essenciais para os negócios de sua empresa e a sua capacidade de deixá-los ativos o maior tempo possível pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa.

Backup em disco, backup em fita ou backup num computador remoto?

Para uma recuperação rápida, o disco é a solução. Porém, se a sua necessidade for exclusivamente o archiving de dados e o armazenamento permanente, a fita poderá ser a melhor saída. Se você gostaria de armazenar seus dados num local fora do seu escritório, garantindo os dados caso sua empresa sofra um desastre natural, ou um assalto por exemplo, a solução ideal seria armazenar seus dados num computador remoto. Todos os métodos ocupam uma posição de destaque nas
estratégias de backup da maioria das empresas, e independente da sua escolha de mídia, a MKNOD possui uma solução específica para cada caso, ou pode utilizar por exemplo em conjunto as 03 opções de mídia.

Planejamento da recuperação após desastres

Tenha certeza que acidentes acontecem. Falta de energia, desastres naturais e ataques maliciosos também. Os sistemas podem se desgastar e exigir substituição. Porém, tempo de inatividade é algo que nunca pode ser aceitável. Por isso, o planejamento para a recuperação de desastres é altamente obrigatório, procurando recuperar os dados o mais rápido possível, as vezes minutos, um mal planejamento se conseguir recuperar os dados, pode levar alguns dias.
Como vimos acima, existem inúmeras opções de backup. Para cada empresa,  uma opção se torna mais viável que a outra, às vezes, existe a necessidade de juntar mais de uma opção.
Mas para todos os casos, o funcionamento do sistema de backup tem funcionamento bem parecido. Num computador central (servidor, por exemplo), é plugado a unidade de armazenamento, como HD externo, Storage, Unidade de Fita, etc, e nas estações da rede é instalado um cliente do sistema, tornando apto o servidor central enxergar os dados que serão copiados.
Já no caso de um computador remoto, os dados são transferidos por Internet, ou link dedicado, apenas dos dados modificados durante o dia de expediente.
Depois que foi feito o backup, o sistema gera um relatório por e-mail, informando os administradores ou responsáveis da rede, se a cópia foi feita com sucesso, se houve algum problema, o tempo que foi feito, q quantidade de bytes, etc.
Para restaurar os dados, o servidor central recupera as informações solicitadas, e disponibiliza elas numa área reservada. Esse tempo de recuperação varia de acordo com a mídia escolhida para armazenamento, como vimos acima, isso depende da política da empresa.
Maiores informações, entre em contato comigo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s