Porque os Católicos não comem carne na Sexta-feira Santa?

Atualmente a Igreja Católica evita as palavras obrigação e proibição. Ela apenas aconselha a abstinência de carne vermelha como gesto de conversão. O jejum é uma tradição que surgiu na Idade Antiga e se consolidou na Idade Média, época em que pessoas humildes raramente provavam carne. Na época, o povo vivia em terras alheias e a carne vermelha era consumida só em banquetes, nas cortes e nas residências dos nobres. Ela tornou-se, então, símbolo da gula, associado ao pecado. Dessa forma, a Igreja orientava os fiéis a comerem carne à vontade antes da quaresma – o que deu origem aos banquetes chamados “carnevale” e ao nosso carnaval – e depois se absterem de carne, durante os 40 dias que antecediam a Páscoa. O peixe não chegou a entrar na lista da abstinência porque sua presença era irrelevante nos banquetes medievais.
Com o passar dos séculos, a carne deixou de estar presente somente nos banquetes e perdeu seu caráter simbólico de pecado. A orientação atual é que os católicos que desejarem se abstenham na Quarta-Feira de Cinzas, nas sextas-feiras da Quaresma e na Sexta-Feira Santa. Pessoas enfermas, idosas e crianças são isentas dessa orientação.

Fontes: Irmã Maria , da Editora Paulina

Vide quaresma = 40 dias. Então teoricamente os católicos tem que ficar 40 dias sem comer carne vermelha (o peixe não tá na lista por que na época ninguém o comia era insignificante ( se é insignificante não foi o tal Deus que escreveu, pois ele não o  esqueceria)) e não apenas uma Sexta-feira. Gente deixem a mediocridade de lado. Essa data está tão comercial como o Natal, a verdade dela já não vale mais. O que vale é o que o comercio impões.  Tenho dito.

 

7 comentários sobre “Porque os Católicos não comem carne na Sexta-feira Santa?

  1. O mundo esta todo perdido, o peixe era um simbolo do Cristianismo por isso acho que quem criou este absurdo sobre não comer carne usou somente o peixa. Se voce perguntar para qualquer pessoa que segue esta tradição o porque disto ela com certeza não vai saber te responder, pode perguntar para a mais sabia entre, acho que nem um padre sabe responder.
    Mas posso te disser que tem um que sabe e pode todas as coisas; JESUS CRISTO somente Ele pode tirar todas as duvidas e mudar uma vida, somente entregue sua vida à Ele….
    Deus abençoe a todos..

  2. Digo, n@ao desculto isso com você e com ninguém. Opiniões estão ai para serem preservadas.
    Mas para mim como 1 + 1 são 2.
    Acredito que, as provas são muito contrárias ao que o pessoal segue ou diz ou faz.

    A falta do peixei na seleção do que não poderia ser comido na quaresma deixa muito forte a indicação que esqueceram dele por estarem teoricamente mais perto de um deserto, onde rios e o próprio oceano estavam distantes.

    Deus se é que existe e até mesmo o semi deus Jesus, não cometeriam um erro capital tão grande.
    E se a religião acha isso tão importante, por que a quaresma foi devota tão esquecida e transformada em apenas um simples dia? Será que para atender ao comércio? Será que para ganhar um pouco mais desse povo sofrido, pendendo assim para a religião?

    Bom acredito tanto nesses argumentos que como carne normalmente, e isso me deixa cada vez mais crente que: Religião é um comercio puro! que necessita de dinheiro. apenas isso.
    Nada de Deus, nada de nda!

    abs.
    Ps: isso é apenas a minha humilde opinião.

  3. A igreja tem sua tradição, pede, apenas pede que nos abstenhamos de comer carne vermelha em respeito ao Sangue do Cordeiro que foi imolado na cruz em redenção não só dos católicos. Portanto, a Igreja pede a nós, católicos que mantenhamos essa tradição, em vista disso, mesmo respeitando opiniões em contrário, penso que deveríamos ser respeitados, pois essa é a nossa fé. Aquele que tem outra fé que seja respeitado nela. Eu, como carne e durante a quaresma procuro me abster da mesma, inclusive ofereço outros tipos de jejum e isso tem fortalecido minha fé, tem me feito muito bem. Desejo que neste dia em que a luz de Deus se manifestará sobre a humanidade com a ressurreição de Jesus, ilumine vossos corações e suas famílias.

  4. Prezados; É completamente aceitavel o costume católico privar esse consumo. Afinal por todo o tempo se foi apegado em tradições antigas. Relacionar a morte de Cristo com o não consumo da carne vermelha, tem relacao com o aspecto do sofrimento e sanguinario desse momento. Mas religiosamente o que importa em minha opinião é a obediência a Deus e suas designações verdadeiras. Isso sim podemos seguir o que está escrito na bíblia e não uma verdade escrita por um humano falho e pecador como todos!!! Abraços a todos!!!

  5. Sabias palavras, André.

    Nada feito por humanos, ou criado tem que ser seguido.
    Logo, não concordo com todas as religiões.

    Criadas e gerenciadas por pessoas falhas, assim como você e eu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s