O que é esse Homegroups do Windows 7

Esta é a pergunta que qualquer power user do XP se faz ao ter o primeiro contato com esse novo recurso do Seven. Qual é a diferença para o “compartilhamento de rede” ao qual todos estamos acostumados?

O blá-blá-blá no site da MS não faz absolutamente nada para esclarecer a diferença, mas ela existe e depois que eu explicar você vai finalmente entender a utilidade.

Muita gente que usa o Windows há muito tempo (eu me incluo) deve sentir saudade da simplicidade dos compatilhamentos do Windows 9X. Basta compartilhar uma pasta, definir a senha e dar a senha para as pessoas que forem ter acesso a ela. Desde o 2000 as coisas são muito mais complicadas, pois para compartilhar qualquer coisa com senha é preciso criar uma conta para o usuário na máquina host, com exatamente a mesma senha que o usuário usa na máquina cliente. No 9X se você quiser compartilhar algo com cinco usuários basta dar a senha para os cinco usuários. Desde o 2K você precisa criar contas para esses cinco usuários no host*. O que além de poluir a tela de logon ainda “convida” essas pessoas a usarem o seu PC.

* Você pode criar uma conta apenas, com o pequeno inconveniente de que quando o usuário for acessar o compartilhamento pela primeira vez será pedido nome de usuário e senha. E cada um desses usuários ainda poderá mexer no seu PC usando essa conta.

Os homegroups eliminam esse problema (e, que eu tenha notado, apenas esse) porque ao criar o homegroup você define uma senha que permite o acesso de outros usuários da rede aos seus recursos compartilhados sem a necessidade de que essas pesssoas tenham um conta no seu computador.

Problema: para poder desfrutar disso todas as máquinas envolvidas precisam rodar o Seven. Máquinas 2K, XP, Vista, etc, ainda podem acessar os recursos do homegroup, mas pelo método tradicional de criação de contas. Esse é o principal motivo para um power user do XP ficar perdido quando tem o primeiro contato com homegroups.

Nota 1: Por default o homegroup atribui a si mesmo uma senha “inlembrável”, do tipo que só os paranóicos usam, mas você pode depois configurá-la para algo mais “humano”.

Nota 2: Quem tiver a senha terá acesso a tudo o que estiver no homegroup. Não é possível dizer quem tem acesso a que, como se pode fazer no 9X, através de senhas diferentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s