Windows 7 terá modo de virtualização do Windows XP

Scott Woodgate, que trabalha com o desenvolvimento do Windows, comentou num breve post uma novidade do Windows 7, ainda não presente nos builds atuais e provavelmente nem no RC: uma emulação do Windows XP usando máquina virtual.
O sistema usará o motor do Virtual PC, porém permitindo uma interação diferente com as aplicações. Em vez de o usuário precisar abrir a máquina virtual, inicializar o sistema e rodar os programas dentro de uma janela isolada, as aplicações virtualizadas rodarão livremente numa janela no ambiente do Windows 7:

 

 

Seria mais ou menos o que ocorre no Windows NT e seus sucessores para rodar aplicações do MS-DOS. Sempre tem um ou outro programa (geralmente mal projetado) que funciona bem numa versão do Windows, mas apresenta problemas em outras mais novas. O objetivo é facilitar a migração dos usuários corporativos para o Seven, e ajudará os domésticos também.
Ele não divulgou muitos detalhes, apenas falou que em breve será lançado um beta do Virtual PC e Windows XP Mode para o Windows 7. A princípio, parece que ele só estará disponível nas edições mais caras do Windows 7, como o Professional e Ultimate. Não ficou claro ainda se virá junto com o Windows 7 uma cópia dos arquivos básicos do Windows XP ou se o usuário precisaria fornecer um CD existente.
Independente disso, o Windows XP ou superior tem um modo de simulação de versões anteriores, onde não muda em nada radicalmente o sistema mas funciona para muitas aplicações velhas. Ele simula a identificação de versões anteriores e chamadas a alguns arquivos, com destaque para as funções da API das versões antigas. Isso permite instalar diversos programas que barram o uso logo durante a instalação, incluindo até mesmo alguns drivers. As opções ficam na tradicional aba "Compatibilidade", na tela de propriedades de arquivos executáveis.
Veja mais em:

http://windowsteamblog.com/[…]windows-xp-mode-and-windows-virtual-pc.aspx

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s