Vírus de Pendrive

Que danos um vírus de Pendrive pode causar ao computador? Que medidas devo tomar para evitar?
Josafá Silva

Por definição, um vírus (ou “worm”) de pendrive irá tentar infectar qualquer dispositivo USB inserido no computador. Fora isso, depende da criatividade ou necessidade do autor.

Se for uma praga criminosa, por exemplo, ela pode roubar senhas, baixar componentes adicionais da internet ou mesmo dar o controle do seu computador para um indivíduo malicioso. Enfim, dependerá de cada praga, porque o meio de infecção não precisa estar relacionado com suas funções.

 

A questão de prevenção tem dois campos. Um deles é o seu computador – como impedir que seu sistema torne-se vítima de pendrives infectados. Isso é fácil de ser feito: basta seguir as dicas do Fernando Panissi, publicadas na coluna Tira-Dúvidas do G1, e desativar o AutoRun.

O outro campo é o seu pendrive: como protegê-lo de infecção quando ele for espetado em um sistema comprometido. Isso é mais difícil, porque, diferentemente dos disquetes, pouquíssimos pendrives incluem um botão ou opção mecânica (no hardware) para ativar a proteção de escrita. Quando essa opção existe, basta ativá-la antes de conectar o dispositivo – o vírus não conseguirá modificar o pendrive para infectá-lo.

Existem algumas soluções de software, mas elas são incômodas porque é preciso de um computador com o programa instalado para desativá-la. Além disso, uma evolução nos vírus poderia, teoricamente, torná-los capaz de burlar esse tipo de proteção, dependendo de como ela for implementada.

A dica é procurar um dos poucos pendrives que têm a opção de proteção de escrita (write protection). Se a demanda por dispositivos contendo esse mecanismo aumentar, talvez os fabricantes a incluam com mais freqüência. Em todo caso, pode-se usar a proteção por software (se estiver disponível), já que ela ainda não é burlada por nenhum código malicioso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s