Anti-spywares são melhores para remover spywares?

Você mencionou na coluna que os anti-spywares estão obsoletos, pois a maioria dos antivírus já inclui proteção contra spywares. Entretanto, não seria melhor utilizar os softwares especializados em spywares, dado que estão há anos fazendo esse trabalho? Muito mais do que os fabricantes tradicionais de antivírus?
Juliano Valério

 

No instante em que as empresas antivírus perceberam que os usuários queriam que suas ferramentas de segurança removessem esses programas, elas começaram a adicioná-los em suas bases de dados. Nesse momento, a remoção dos spywares começou a ser feita da mesma maneira que vírus – tarefa que os antivírus fazem há muito tempo.

O antivírus é um programa especializado em detectar e remover arquivos considerados “indesejados’. O anti-spyware tem exatamente a mesma tarefa. A diferença entre um antivírus e um anti-spyware não se deu na função, mas na política.

Os spywares e adwares, no início, eram programas comerciais, feitos por empresas legalmente estabelecidas. Diversos desenvolvedores de anti-spywares foram processados pelos criadores de spywares – coisa que nunca se viu acontecer com pragas digitais tradicionais. As empresas antivírus tinham medo (e com razão), mas a demanda do mercado compensou o risco de processos.

Superado esse obstáculo político-jurídico, não existe motivo técnico para um antivírus ser inferior na remoção de spywares e adwares. De fato, os antivírus têm tecnologias de reconhecimento e remoção de arquivos superiores às utilizadas por anti-spywares.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s