Excel: Como deixar uma linha ou coluna fixa, movendo o restante da tabela

Clique aqui para a versão Office 2007 e 2010

Em casos de tabelas grandes, com muitas linhas e muitas colunas, muitas vezes se quer fixar as células iniciais, que explicam o signficado das outras.

Se você não sabe como fazer, siga o passo-a-passo:

Vá até Janela, Dividir.

Pensando em abrir um pequeno negócio? Clique aqui para ver uma opção super moderna

Aparecerão duas barrinhas cinza cruzadas em noventa graus. Você deverá arrastás-la e isolar a coluna (pode ser mais de uma) que quiser à esquerda e a linha acima.

Caso você queira isolar também uma linha, você deve selecionar a segunda célula da segunda linha antes de clicar em Dividir.

90 dicas para facilitar sua vida no excel, clique aqui

Você também pode usar os dois tracinhos que ficam acima da setinha da barra de rolagem e à direita da setinha lateral e arrastá-las até o local desejado (imagem ao lado).

Separada a linha acima e a coluna à esquerda, clique em Janela, Congelar painéis.

Clique aqui e ganhe 100 curtidas em 1 dia na sua página

Após isso, o trecho selecionado permanecerá estático sem que apareça essa barrinha cinza.

Para desfazer, basta voltar em Janela, Remover divisão.

Sobre Danillo Leite

Consultor de TI na empresa T9.com.br/ABCtudo Sou programador em VB.net com experiencias e estudos no exterior.

»

  1. Anderson disse:

    excelente dica, tirei as minhas dúvidas sobre o assunto!

  2. Bárbarela disse:

    Realamente…. uma ÓTIMA dica! Obrigada!

  3. Rosi disse:

    Muiiiiiiito bom !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Da forma que está explicado se torna muito fácil.
    Consegui resouver um problemão…… Show!!!!!!!!

  4. Filipe disse:

    Muito obrigado, ajudou bastante!

  5. Daniel disse:

    Show de bola … quebrei a cabeça um dia inteiro e vc me ajudou em dois minutos =)

  6. Heitor disse:

    Parabéns cara muito bom mesmo ajudo bastante aqui :o )

  7. Ana Flauzino disse:

    Amei. Obrigada!!!!!!!

  8. CAIO VIGAS disse:

    ÓTIMA DICA, VALEU.

  9. Thiago disse:

    Ajudou bastante, um camarada aqui no trabalho queria fazer isso e não sabia como fazer, eu que trabalho no CPD tinha que ajudar ele e esse tutorial me ajudou a ajudar ele, vlw!

  10. Nero Viana disse:

    Cara muito bom mesmo eu queria aprender isso mais ninguem sabia como fazer, valeu.

  11. Rosangela Santos disse:

    Obrigada,
    me ajudou d+

    Abçs

  12. miriam disse:

    obrigada pela dica!! excelente!!

  13. Michelle Araujo disse:

    Obrigada pela dica e continue com seu trabalho.

  14. Ricardo disse:

    Muito bom… obrigado!!!

  15. lucaaass' disse:

    leegal’ obrigado aew ;D

  16. Tunico disse:

    Valeu cara resolvi um problemão.

  17. Danillo Leite disse:

    Precisando estamos ai

    abs
    danillo Leite

  18. Didio disse:

    Valeu. Tava penando p fazer um trabalho com uma planilha com mais de 10000 linha, ajudou muito, tirei todas minhas duvidas sobre o assunto. Obrigado. :) Didio.

  19. Zola disse:

    Nossa, muito boa a dica!!!

  20. Aline disse:

    Se as pessoas postassem na internet só coisas construtivas, o mundo seria melhor. Você colaborou pra isso. Parabéns, me ajudou!

  21. Danillo Leite disse:

    Obrigado,
    Precisando de ajuda é só chamar

  22. Priscila disse:

    Muito obrigada, ajudou muito!!

  23. Felipe Bento disse:

    Muito obrigado, consegui fazer o que queria. Abraços!

  24. Ju disse:

    Muuuuuuuuuito obrigada :D

  25. juliete disse:

    eu qria saber como faço isso no windows 7 starter??

  26. Danillo Leite disse:

    Isso deveria funcionar em qualquer versão de windows.

  27. Danillo Leite disse:

    Disponha, se precisar estamos ai.

  28. Carlos Henrique disse:

    E COMO FAZ ISSO NO OFICCE 2010? PROCUREI E NÃO ACHEI.
    DESDE JÁ AGRADEÇO A AJUDA

  29. Carlos Henrique disse:

    acabei de achar, vou postar para caso alguem tenha a mesma dúvida.
    na barra de menu tem a opção exibição. lá encontrei tudo para realizar o procedimento deste tutorial.

  30. Kcau disse:

    Perfeito!!! Agora uso muito isso!

  31. anap disse:

    Daniel, muito obrigada por tornar algo aparentemente complicado em simples.
    Valeu pela dica

  32. Danillo Leite disse:

    de nada, mas só uma detalhe… sou o Danillo )))))

    abs

  33. Danillo Leite disse:

    Obrigado Carlos,

    Boa dica ))))))))))))

  34. Renato disse:

    Obrigado você me ajudou muito!

  35. […] publiquei aqui em 2008 o post: Excel: Como deixar uma linha ou coluna fixa, movendo o restante da tabela, agora me solicitaram a mesma coisa na versão 2010. Então vamos […]

  36. Ysah disse:

    Maravilha, era tudo o que eu precisava saber :D

  37. Cila disse:

    O Excel Starter 2010 não possui o mesmo menu dos demais, a opção janela ou exibir não existe. Alguma dica?

    Desde já meu muito obrigada e parabéns pela iniciativa!!!

  38. Guilherme RJ disse:

    KARACA, ATE QUE ENFIM , UFFFF, ESTAVA TENTANDO SABER ESTA FUNÇÃO MAIOR TEMPAO, TRABALHO COM PLANILHA DE PREÇOS E ISSO VAI ME AJUDAR MUITOO AGORA. VLWWW FIEL. ABRAÇÃO AE.

  39. Vanessa disse:

    Salvou meu trabalho! Rsrsrs…precisava muito dessa dica :-) obrigada.

  40. Mícàh disse:

    Valeu! Ajudou muitoo!! ^^

  41. Sr. Danilo Leite, no Excel do windows starter é possivel uasr a função congelar painéis?
    Já pesquisei e não encontrei nada a respeito.

    grato,

    aguardando resposta.

  42. Danillo Leite disse:

    Boa tarde Paulo Ricardo,
    Sim é possível. Nesse caso o que mais importa é a versão que você está usando do Office.
    Quando abre o excel e aparece a Splash screen (tela de abertura) qual é a versão? ou ano que aperece?
    97? 2000? 2007 ou 2010?

  43. Majô disse:

    Olá Danilo,
    Por 2 vezes usando o excel, não sei o que aconteceu (se foi alguma tecla do teclado que apertei sem querer, ou na propria planilha) que as linhas começaram a descer sem parar (a planilha ia rolando como se eu estivesse usando a barra de rolagem) e nada que eu fizesse conseguia interromper o processo. Eu tentei clicar com o mouse fora da planilha, na barra de rolagem, etc. Nada funcionava. Acabei tendo de fechar a planilha e perdi alguns dados e configurações. O que poderia ser? Meu Windows é 8 e o Excel é o 2010.
    Obrigada!

  44. Danillo Leite disse:

    Oi Majô,

    Dizer assim é complicado, pode ter sido um bug do excel ou apenas um travamento de comando.
    Algum exceção, não deve acontecer novamente.

    Sempre salve seus arquivos e se caso acontecer novamente, verifique se eu pc não está com virus ou usou algum arquivo com um macro mal intencionado.

    Obrigado por acessar o Blog e sempre que precisar, estou aqui para ajudar.

  45. Nathan disse:

    Muito bom suas dicas … quero me aprimorar mais no Excel. Indicaram-me o curso Adv ( http://www.cursoadv.com.br) aqui ni RJ … você tem alguma referência do mesmo?

  46. Danillo Leite disse:

    Nathan fico feliz em poder ajudar! :)

    Não conheço o curso deles, mas deve ser bom!

    abs

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

